sexta-feira, 14 de outubro de 2016

A Capela Sistina

Durante algumas aulas falamos sobre o Renascimento, suas características, principais influências e consequências desse movimento artístico e intelectual. Falamos de Miguel de Cervantes, Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Maquiavel, Shakespeare e tantos outros. Então encontrei na internet esse maravilhoso site do Vaticano com a Capela Sistina em 3D.
Assim como o Louvre, a Torre Eiffel, o Palácio de Versalhes, o Fórum Romano e muitas outras atrações turísticas, a Capela Sistina é muito disputada pelos turísticas e nem todo mundo consegue visitar o Vaticano e olhar bem perto essa obra prima do artista renascentista.

Link aqui

HISTÓRIA DA CAPELA SISTINA

Mais conhecida pela pintura do teto realizada por Michelangelo, a Capela Sistina é uma das principais capelas dentro da Cidade do Vaticano (centro político e administrativo da igreja Católica). Ela fica localizada no Palácio Apostólico(residência do Papa) e é lá que são realizados os conclaves, reunião em que os altos membros da Igreja se trancam na Capela para a escolha do próximo papa.



 Ela foi construída no século XV, tendo como inspiração o Templo de Salomão que o primeiro templo  de Jerusalém. Seus afrescos são obras primas de grandes mestre do Renascimento. Seu nome é uma homenagem ao Papa Sisto IV, responsável pela demolição da antiga capela medieval (chamada de Capela Magna) que existia no local e construção da atual Capela Sistina. Durante sua construção, diversos artistas renascentistas escolhidos a dedo foram responsáveis pela decoração dos afrescos (pinturas nas paredes e tetos) com temas religiosos. Esses artistas, além da Capela Sistina foram responsáveis por diversas obras de artes no Vaticano à época. Vários se mudaram de Florença para realizarem seus projetos no Vaticano.

Michelangelo que estava cotado para trabalhar no Mausoléu do Papa. Realizou a pintura do teto com ardor, mas em condições árduas. Dispensou seus ajudantes porque seus trabalhos não o agradaram, pintou em cima de andaimes de 16 metros de altura, deitado com tinta caindo no rosto. O trabalho lhe dava câimbras e exaustão. Pintou cenas  bíblicas como o livro do Gêneses e profetas e sibilas (espécie de profetizas). Tanto esforço tornaram os afrescos verdadeiras obras de arte que são hoje consideradas um dos maiores tesouros artísticos da humanidade. Anos mais tarde, na parede do altar pintou o Juízo final, tendo que para isso apagar alguns afrescos que existiam naquele local.

Para saber como foi o trabalho de Michelangelo leia este artigo do Mundo Estranho. Clique aqui.

Detalhe de O Juízo Final:


Afrescos do teto na íntegra:


Eva e Adão são tentados pela serpente e expulsos do paraíso:

Evento na Capela Sistina:

Algumas pesquisas e restaurações tem polemizado a Capela Sistina nos últimos anos. Na década de 90 ela foi reaberta após uma grande restauração que durante anos impossibilitou o acesso do público. Além disso alguns estudiosos alegam que Michelangelo escondeu nos afrescos sinais de seu descontentamento com seus rivais e empregadores. Em alguns locais, as pinturas escondem partes de órgãos humanos, juntando o profano com o sagrado como podemos ver no afresco da criação de Adão, o primeiro homem. A figura de deus se assemelha a um cérebro. O que vc acha disso? Será que na visita 3D vc encontra algo mais? Se quiser ajuda dá uma olhadinha aqui!





O filme Agonia e Êxtase retrata esse trabalho de Michelangelo.

Dados do Filme:

AGONIA E ÊXTASE (1965)


Sinopse:
Preocupado com o legado que deixaria para as gerações futuras, o Papa Júlio II (Rex Harrison) resolve contratar o Michelangelo (Charlton Heston) para pintar o teto da Capela Sistina. O artista se nega, mas logo é forçado pelo pontífice a fazê-lo. A partir daí, começam as disputas entre Michelangelo e papa à respeito do projeto.

Direção: Carol Reed
Elenco: Charlton HestonRex HarrisonDiane Cilento
Gênero Drama
Nacionalidade Estados Unidos da América

Referências:
http://seuhistory.com/hoje-na-historia/teto-da-capela-sistina-de-michelangelo-e-exibido-ao-publico-pela-primeira-vez
https://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/junho2004/ju256pag12.html
http://www.vatican.va/various/cappelle/sistina_vr/index.html
http://www.infoescola.com/arquitetura/capela-sistina/
http://mundoestranho.abril.com.br/cultura/como-michelangelo-pintou-o-teto-da-capela-sistina/

Referência das imagens dos afrescos:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Teto_da_Capela_Sistina
http://cultura.culturamix.com/arte/teto-da-capela-sistina
http://www.sabercultural.com/template/especiais/CapelaSistinaVaticano.html